"Ainda usa chucha?!"


Usa pois! Aposto que esta pergunta/reclamação é comum a quase todas as nossas crianças que usam chucha! Algures no tempo alguém vai achar-se no direito de incomodar mães e filhos com este espanto desnecessário e acusatório.

Sim, muitas vezes a seguir a isto vem o típico: “o meu nunca usou chucha!” ou  O meu deixou a chucha aos 3 meses”, e ainda “O meu só usa chucha para dormir.” – As tão habituais comparações.

Para quem não tem comparação (já não se lembra ou não lhe “interessa” comparar) vem a crítica pura e dura: “Isso faz mal aos dentes!”;”Com chucha és feio”; “Meninas bonitas não usam chucha”.

É muito fácil acusar, comparar e apontar o dedo a uma criança que ainda usa chucha quando um adulto considera que já não é expectável.

Antes de mais, há que perceber que a chucha é uma invenção de adultos e uma imposição de adultos. Nenhum bebé pede chucha, somos nós que lhas damos.
Ao dar chucha a um bebé devemos ter a consciência da decisão que tomamos ali. Vamos dar-lhe uma chucha que vai ajudar a confortá-lo, mas um dia mais tarde vamos ter que o convencer a desistir dela.

Será mesmo justo, dizer a uma criança que é feia, ou má por usar chucha quando fomos nós que lha demos primeiramente?!

É mesmo uma simples chucha, que faz de uma criança merecedora de uma crítica que para eles é tão má!?

E qual é a intenção por parte de quem diz essas coisas?! (”Com chucha és feio”)

Será que acham que essa pequena frase que vai como que por milagre fazê-los abandonar um objecto de conforto com que contam desde que existem?! Então, se não é essa a ideia, deduzo que a ideia é apenas ser mauzinho?!?

Ao rondar os 2 anos, é exigido muito, talvez até demais aos pequenos. Nesta altura espera-se que consigam falar e expressar o que pretendem; cumpram instruções, larguem as fraldas, a chucha e o biberon. No espaço de um ano é pretendido que larguem todas as suas ferramentas de conforto que os acompanham desde sempre.

Custa-me aceitar e impor-lhe isso. Sim, gostaria que ele largasse a chucha, mas não, não o vou obrigar, nem vou permitir que façam comentários depreciativos por isso.

Há muito mais num bebé do que o usar chucha, e só não vê isso quem não quer.

Por hora, vamos pedindo-lhe para guardar a chucha (coisa que ele faz sem problemas), numa tentativa gradual de que precise dela cada vez menos. 

Mas não é por isso que ele é feio, ou mau, ou pior que algum outro menino. É só um bebé a ser bebé, e eu estou bem com isso!

(Imagem: ABCrianca)

Sigam também no Instagram: https://www.instagram.com/seilaeusermae/

Comentários

Mensagens populares